Um preso, de 28 anos, morreu após receber uma descarga elétrica ao subir em um alambrado e cair no chão, no Pavilhão Disciplinar da Penitenciária de Marabá Paulista (SP).
Conforme o delegado Sthefano Rabecini, da Polícia Civil, o homem subiu no alambrado para pegar algo que tinha ficado enroscado na cerca e, na hora em que encostou na estrutura metálica, tomou uma descarga elétrica e caiu no chão, no último sábado (24), por volta das 22h.
Rabecini detalhou que os demais presos do pavilhão chamaram os agentes penitenciários para prestar socorro e os funcionários levaram o homem às pressas para a Santa Casa de Misericórdia, em Presidente Venceslau (SP). Entretanto, o detento não resistiu ao acidente e morreu antes de chegar à unidade de saúde.
Ainda conforme o delegado, o caso foi registrado como morte suspeita e a Polícia Civil aguarda as conclusões do laudo pericial para verificar se a causa da morte deu-se em razão do choque ou da queda.
Por ora, segundo Rabecini, a Polícia Civil descarta a hipótese de que o preso tenha tentado fugir da penitenciária, "pois seria difícil" atingir tal objetivo em razão das condições de segurança do local.
“Ele caiu de uma altura considerável, então, a própria queda deve ter causado a morte e não o choque. O choque só fez ele se soltar da cerca na hora em que ele encostou lá em cima, porque a eletricidade é para evitar que eles tentem fugir do pavilhão”, finalizou Rabecini.
Em nota oficial enviada nesta segunda-feira (26), a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informou que abriu procedimento apuratório para checar as circunstâncias da morte do preso em Marabá Paulista.
"Eram 22h quando sentenciados chamaram os policiais penais para atender o homem, que estava no chão recebendo massagem cardíaca de outros presos. Ele foi levado para a enfermaria da unidade e em seguida ao Pronto-socorro de Presidente Venceslau, onde a morte foi constatada", detalhou a pasta estadual.
"Questionados, os detentos de mesma cela disseram que o homem subiu na grade da cela para pegar uma toalha para o banho e caiu de costas. Foi acionada perícia e registrado Boletim de Ocorrência na delegacia local. A unidade entrou em contato com a família do preso para informar do óbito", concluiu a SAP.
De acordo com dados atualizados na sexta-feira (23) pela SAP, a Penitenciária de Marabá Paulista possui uma população carcerária de 957 presos, embora a capacidade do local seja para abrigar 844 homens.
Mín. 20° Máx. 38°