Lara Vitória Carvalho de Oliveira, de apenas 1 ano, morreu após ser picada por escorpião na tarde de ontem (17), em Birigui-SP.
A criança foi picada no seu braço esquerdo por um escorpião, enquanto estava em sua casa, no bairro João Crevelaro. Mesmo levado ao hospital, Lara não resistiu.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Birigui, a criança deu entrada em estado grave e recebeu toda a assistência médica necessária, inclusive soro antiescorpiônico.
“O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses fará busca ativa e manejo ambiental ao redor do quarteirão onde ocorreu o incidente, orientando os moradores para evitar o acúmulo de materiais inservíveis que possam facilitar o abrigo e proliferação de escorpiões e animais peçonhentos”, conta em um trecho da nota enviada pela prefeitura.
Em 2022, já são 272 casos de acidentes com escorpiões em Birigui. A Prefeitura recomenda aos moradores que mantenham os quintais limpos, prestar atenção nos ralos, tanques e pias e fechar as soleiras das portas e janelas quando começar a escurecer.
Em casos de acidentes, a pessoa precisa procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o pronto-socorro de Birigui. Já quem encontrar um escorpião em casa, deve ligar para a Secretaria de Saúde. Com a notificação, agentes vão até o endereço para realizar a vistoria.
Mín. 7° Máx. 19°