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Cidades Lombadas eletrônicas

Praças de pedágio passam a multar por excesso de velocidade no centro-oeste paulista

A operação do sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática e mista da Eixo SP Concessionária de Rodovias passam a ter validade na fiscalização

11/10/2021 às 15h54
Por: Elaine Sampaio
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Foto: Eixo SP
Foto: Eixo SP

A operação do sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática e mista da Eixo SP Concessionária de Rodovias passam a ter validade na fiscalização. Após o cumprimento da fase educativa e com a homologação do DER – Departamento de Estradas de Rodagem, os equipamentos já estão autuando veículos que excedem a velocidade regulamentada nos perímetros das praças de arrecadação, de 40 km/h.

A instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e tem foco na segurança dos condutores que utilizam esse sistema de pagamento e também dos colaboradores que atuam nas praças de pedágios.

O superintendente de Operações da Eixo SP, Rogério Rodrigues explica que a concessionária não atua na fiscalização ou aplicação de multas. “Neste caso está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e gestão das multas é de responsabilidade do DER”, informa.

SP 294 Km 551+500 Parapuã

SP 294 Km 581+700 Inúbia Paulista

SP 294 km 474+800 Oriente

SP 294 km 670+800 Santa Mercedes

SP 294 Km 367+800 Piratininga

SP 294 Km 425+700 Garça

SP 294 km 623+100 Pacaembu

SP 284 km 531+200 Rancharia

SP 284 Km 458+300 Paraguaçu Paulista

SP 293 Km 2+000 Cabrália Paulista

SP 425 Km 400+100 Martinópolis

SP 425 km 436+000 Indiana

A Eixo SP Concessionária de Rodovias enfatiza que mesmo sem passar pelas cabines, os motoristas devem trafegar dentro do limite de velocidade indicado nas placas, que estão sempre à disposição dos condutores.

A velocidade máxima permitida para essa passagem visa coibir excessos, e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio. Para trafegar pela pista automática de cobrança, o usuário deve possuir o sistema eletrônico de cobrança.

Ao se aproximar da praça, o motorista deve reduzir a velocidade aos poucos e entrar na pista de cobrança automática. Haverá a liberação luminosa do semáforo, seguida do levantamento da cancela.

 

 

 

 

 

 

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