Quarta, 28 de Julho de 2021 19:53
18 99746 6403
Saúde Saúde

Parapuã é contemplada com certificado de reconhecimento da atenção primária à saúde

A homenagem condecora com o selo Atenção Primária de Qualidade municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS).

02/07/2021 08h41
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira Fonte: Com informações Ministério da Saúde
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga na reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite - CIT Brasília-DF, 24/06/2021 Foto: Myke Sena/MS
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga na reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite - CIT Brasília-DF, 24/06/2021 Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que ocorreu na quinta-feira, dia 24 de junho, representantes de três cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipais de saúde.

A homenagem condecora os municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS). Além disso, o certificado é o reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo com a emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde. Os municípios com maior pontuação pelo bom desempenho no território por meio do Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade são: Pedra Branca/PB, Ingazeira/PE e Teotônio Vilela/AL.

Parapuã é um dos municípios paulistas reconhecidos pelas iniciativas de fortalecimento da Atenção Primária na pandemia em 2020 e recebe o Selo de Atenção Primária de Qualidade. Apenas 5% de todos os municípios do Brasil atingiram os indicadores para receberem esse selo de qualidade. Este selo foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde e visa reconhecer e certificar os municípios que apresentaram nota acima de 7 nos indicadores de saúde no 3° quadrimestre de 2020 no Programa Federal Previne Brasil.

Dentre os critérios estão:
● Consultas de pré-natal;
● Atendimento odontológico na gestação;
● Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
● Cobertura de exame citopatológico;
● Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
● Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
● Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Para saber a relação completa dos municípios contemplados, o Ministério da saúde disponibilizou o documento em PDF, e você confere clicando AQUI.

Ele1 - Criar site de notícias