Quarta, 28 de Julho de 2021 20:36
18 99746 6403
Saúde Pandemia

Ministério Público recomenda adoção de medidas mais restritivas para o enfrentamento da pandemia em Osvaldo Cruz, Parapuã, Salmourão e Sagres

Jurídico da Prefeitura de Parapuã enviou comunicado para o Portal de Notícias e se posicionou sofre a recomendação.

14/06/2021 11h37 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira
Foto: Prefeitura de Osvaldo Cruz
Foto: Prefeitura de Osvaldo Cruz

As prefeituras de Parapuã, Osvaldo Cruz, Sagres e Salmourão receberam do Ministério Público Estadual recomendações para combater o avanço do Coronavírus nas respectivas cidades.

O ofício encaminhado pela promotoria para as quatro cidades pede para que os municípios imponham restrições mais severas como forma "profilática" à proliferação da Covid-19.

Diante da situação, os prefeitos dos municípios se reuniram no Sábado (12) para debater o documento. Estiveram presentes os prefeitos de Parapuã, Gilmar Martin Martins (PL), Roberto Pires (PP) da cidade de Sagres, o secretário Administrativo de Salmourão, Edis Gabau e a Prefeita de Osvaldo Cruz Vera Morena (PP).

De comum acordo, as cidades de Osvaldo Cruz, Sagres e Salmourão adotaram a partir de hoje, segunda-feira 14 de junho, novas medidas de fechamento de todos os setores com atendimento ao público que tiverem funcionamento após às 19 horas.

Osvaldo Cruz publicou o novo decreto neste sábado (12). A medida deve atingir não apenas restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e lojas de conveniência, mas também academias, salões de beleza, e igrejas.

Parapuã

O Portal de Notícias Guia Online Parapuã entrou em contato com o jurídico da prefeitura de Parapuã e foi informado que a cidade pertence a divisão administrativa do SUS, referência Tupã, por isso, as medidas estão sendo adotadas e analisadas junto aos municípios de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Queiroz, Rinópolis e Tupã. Tais tratativas de combate a proliferação da doença já foram iniciadas entre os prefeitos dos referidos municípios, secretarias municipais de saúde, departamentos jurídicos e equipe médica de combate ao Covid, informou.

Como exemplo o departamento jurídico citou a medida adotada por Parapuã em junção com as cidades que fazem parte da região de referência Tupã, que decretaram o chamado Lockdown regional que iniciou no último dia 3 de junho e se estendeu até o dia 6. Outra medida importante divulgada pelas prefeituras pertencentes a divisão administrativa do SUS referência Tupã é a ampliação dos leitos de UTI Covid na Santa Casa de Tupã. Em acordo com a direção do hospital, os municípios, de forma proporcional à sua população, destinaram R$ 300 mil em subvenção. Os recursos possibilitaram a conversão dos 10 leitos da UTI B para UTI Covid, ampliando de 15 para o número de 25 leitos. Somados aos 5 leitos extras já abertos pela prefeitura de Tupã em parceria com a Santa Casa.

Medidas futuras devem ser discutidas entre os municípios de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Queiroz, Rinópolis e Tupã, informou o Jurídico da Prefeitura de Parapuã.

Ele1 - Criar site de notícias