Sexta, 16 de Abril de 2021 13:47
18 99746 6403
Saúde Pandemia

Santa Casa de Araçatuba pode fechar leitos para tratamento de Covid-19 por falta de anestésicos, diz diretor

Estoque de medicamentos para intubar pacientes em estado grave é crítico e gera preocupação, principalmente principalmente porque municípios da região não possuem para emprestar.

30/03/2021 09h01
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira Fonte: Informações G1
 Foto: Reprodução/TV TEM
Foto: Reprodução/TV TEM

A Santa Casa de Araçatuba anunciou na tarde desta segunda-feira (29) que o estoque de anestésicos usados para intubar pacientes em estado grave está chegando ao fim.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Giulio Stanco Coscina Neto, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19 precisarão ser fechados se os medicamentos não forem repostos.

“A produção não é suficiente para alta demanda que tivemos por conta da Covid-19. A nossa quantidade é mínima. Estamos trabalhando para conseguir mais. O problema é que não está tendo no mercado para ser adquirido”, disse o diretor.

Ainda segundo Giulio Stanco Coscina Neto, não é possível prever quanto tempo o estoque de anestésicos disponível na Santa Casa vai durar. Porém, a situação é extremamente preocupante, principalmente porque municípios da região não possuem para emprestar.

“Recebemos na semana passada cerca de 140 ampolas de um desses anestésicos. A quantidade é insuficiente para um dia. Já entrei conversei o departamento de saúde. O diretor está entrando em contato diretamente com a secretaria para ver a condição de nos socorrer. Também estamos trabalhando com a possibilidade de importação”, afirmou o diretor.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que participa de reuniões com representantes federais e que monitora a demanda diariamente para que as remessas continuem sendo entregues, mas que o Ministério da Saúde também tem enviado remessas menores do que o necessário.

Além disso, a Secretaria informou que muitos dos laboratórios vem praticando preços abusivos, até quatro vezes maiores que o normal, desde que a demanda em todo o mundo cresceu. O Ministério de Saúde não respondeu os questionamentos feitos até a publicação desta reportagem.

Casos positivos

Araçatuba acumula 17.508 casos confirmados de Covid-19 e 438 óbitos provocados pela doença. As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 231 moradores foram infectados pelo novo coronavírus e 15 morreram desde sexta-feira (26), data em que o último boletim epidemiológico foi atualizado.

Até as 16h desta segunda-feira, 108 pacientes estavam internados em enfermaria e 60 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 168.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, 3.198 moradores permanecem em isolamento domiciliar e 14.743 estão recuperados.

Ele1 - Criar site de notícias