Sexta, 16 de Abril de 2021 14:47
18 99746 6403
Cidades Abertura do Comércio

Com decisão da Justiça, Tupã vai abrir comércio das 10h às 18h

Novas regras valem a partir desta terça-feira (23) e permitem funcionamento de lojas, bares, restaurantes, salões de beleza e academias.

23/03/2021 09h12 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira Fonte: Informações G1
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após um final de semana com várias medidas restritivas, em que apenas postos de combustíveis e farmácias puderam abrir, o município de Tupã (SP) decidiu flexibilizar a abertura do comércio a partir desta terça-feira (23).

A decisão foi tomada depois que Tupã conseguiu um parecer favorável na Justiça para a reabertura do comércio. O desembargador Borelli Thomaz, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu uma liminar que derrubava os efeitos de um decreto municipal que regulamentava a abertura do comércio.

Com essa vitória na Justiça, o município realizou reuniões durante o final de semana com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, definindo novas medidas para flexibilizar as atividades econômicas.

Em coletiva realizada no início da tarde desta segunda-feira (22), o prefeito Caio Aoqui afirmou que o decreto com as novas medidas será publicado e já passa a valer a partir de terça-feira (23).

Além dos serviços considerados essenciais pelo Plano São Paulo, todo o comércio, setor de serviços, bares, lanchonetes, restaurantes, salões e barbearias poderão funcionar das 10h às 18h.

Já as academias, segundo a prefeitura, poderão abrir um pouco mais cedo, a partir das 6h, também encerrando suas atividades às 18h. Enquanto durar o plano emergencial do governo estadual, nenhuma atividade poderá ocorrer após as 20h.

Além disso, todos os estabelecimentos precisam cumprir medidas sanitárias, como uso de máscaras, distanciamento social e disponibilização e uso de álcool em gel, além de atuar com apenas 30% de sua capacidade total.

Restrições aos finais de semana

A cidade fez um 'lockdown' durante o final de semana, no sábado e domingo, permitindo o funcionamento apenas de postos de combustíveis e farmácias.

Segundo o Secretário de Saúde, ninguém foi multado por descumprir as medidas, apenas com alguns comerciantes sendo orientados e notificados.

No próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de março, a prefeitura informou que as medidas restritivas serão aplicadas novamente.

A adoção das medidas mais restritivas tem o objetivo de conter o avanço da Covid-19 na cidade que vive um colapso no sistema de saúde.

Santa Casa de Tupã

O boletim divulgado pela Santa Casa de Tupã indicou 100% de ocupação nos leitos de UTI nesta segunda-feira (22).

Atualmente, o hospital tem 15 leitos de UTI, ocupados por oito pacientes de Tupã, um de Herculândia, um de Iacri, um de Palmital, um de Bastos, um de Marília, um de Rinópolis e um de São Paulo.

Ele1 - Criar site de notícias