Domingo, 07 de Março de 2021 11:37
18 99746 6403
Cidades Quaresma

Padre Marcos, da Paróquia Imaculada Conceição de Parapuã, fala sobre a programação de quaresma e deixa mensagem aos fiéis

Para os católicos, a quaresma é o período de 40 dias, que se estende até a semana santa, na preparação para a páscoa.

18/02/2021 09h53
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira
Foto: Reprodução/Paróquia
Foto: Reprodução/Paróquia

A comunidade católica de Parapuã iniciou nesta quarta-feira (17), com a missa de cinzas o período de quarenta dias no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico que celebra a Ressurreição de Cristo, base principal da fé cristã, chamado de Quaresma.

Durante a quaresma, as missas terão uma programação voltada à reflexão.

Em conversa com a Reportagem do Portal de Notícias Guia Online Parapuã, Padre Marcos Roberto Marques Ortega, confirmou a programação neste período.

De acordo com ele, a programação iniciou na data de ontem (17) com a tradicional Missa de Cinzas, instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa.

Padre Marcos confirmou também que durante a quaresma haverá em todas as sextas-feiras, sempre a partir das 06h da manhã, a missa penitencial, tradicional na comunidade local.

As missas dos finais de semana continuam com seus horários normais, porém voltada para um “processo de reflexão, de conversão e preparação para a festa da páscoa”, disse o Pároco.

Em resumo, toda quarta-feira às 19h30 (programação normal) é realizada a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Nas sextas, durante a quaresma, missa penitencial às 06h.

Aos sábados (programação normal) missa às 19h, aos Domingos (programação normal) missa às 09h da manhã e às 19h.

Para as missas de sábado é necessário agendar para reserva de lugar. A medida foi adotada para evitar aglomeração, seguindo protocolos estabelecidos em prevenção a Covid-19.

Confissões

A comunidade católica durante a quaresma contava com a confissão presencial com a presença de diversos padres da região. Neste ano diante da pandemia do novo coronavírus o ato pode não acontecer. Padre Marcos enfatizou que apesar da incógnita, as confissões individuais serão realizadas normalmente como de costume, agendando sempre através da secretaria paroquial pelo telefone (18) 3582-1161.

Campanha da Fraternidade

Este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios.

Ao final da entrevista o Pároco deixou uma mensagem para toda comunidade católica, confira:

Ele1 - Criar site de notícias