Segunda, 08 de Março de 2021 06:59
18 99746 6403
Política e Economia Coronavírus

Doria anuncia pacote de ajuda ao comércio e suspensão do fechamento de bares e restaurantes à noite

Também foi anunciada a suspensão no corte de fornecimento de gás e água para todos os estabelecimentos comerciais

03/02/2021 13h25 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira Fonte: Informações Terra
Doria anuncia pacote de ajuda ao comércio e suspensão do fechamento de bares e restaurantes à noite

O governo de São Paulo suspendeu nesta quarta-feira (3) o decreto que coloca todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana.

Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro. Com o anúncio desta quarta-feira, deixa de valer já no próximo sábado (6).

Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na fase laranja do plano de flexibilização econômica.

Quando foi anunciado o endurecimento da quarentena aos finais de semana, o governo também afirmou que apenas serviços essenciais teriam autorização para operar após as 20h nos dias úteis. Entretanto, a medida não tinha efeito prático de mudança, uma vez que a fase laranja já não autoriza o funcionamento após as 20h - como seguirá sendo feito.

A gestão Doria alega que as medidas já provocaram melhora nos indicadores de saúde e que, por isso, foram canceladas antes do prazo inicial previsto.

“Tivemos felizmente queda em internações em todo o estado de São Paulo, tanto em leitos primários quanto em leitos de terapia intensiva (UTI), o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado. Tivemos uma diminuição de 11% no número de internações por Covid-19 nos leitos públicos e privados e o governo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas”, afirmou o governador João Doria.

Doria também anunciou um novo pacote de apoio aos setores de comércio, turismo e serviços com um aporte de R$ 125 milhões em crédito pelo Banco do Povo e o Banco Desenvolve SP, além da suspensão de dívidas e parcelamento de contas. Os empréstimos serão concedidos "a juros baixos" e "com velocidade sem burocracia" para valores expressivos, de acordo com o governador.

Além disso, também foi anunciada a suspensão no corte de fornecimento de gás e água para todos os estabelecimentos comerciais até 30 de março. As contas pendentes ainda poderão ser parceladas, sem multas ou juros, por até 12 meses.

Plano SP

Uma nova reclassificação do Plano São Paulo deverá ser divulgada pela gestão Doria na próxima sexta-feira (5).

O primeiro final de semana em que todo o estado ficou na fase vermelha da proposta foi marcado por praias lotadas na baixada santista e protestos de donos de restaurantes.

 

Ele1 - Criar site de notícias