Domingo, 17 de Janeiro de 2021 15:18
18 99746 6403
Saúde Covid-19

Hospitais da região registram alta na taxa de ocupação da UTI para Covid

Em Tupã, mais de 50% dos pacientes no setor são de cidades da região e não do próprio município. Na região de Marília, a taxa de ocupação é de mais de 90%.

08/01/2021 09h50
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira Fonte: Informações G1
Foto: TV TEM/Reprodução
Foto: TV TEM/Reprodução

Hospitais de cidades do centro-oeste paulista estão com a capacidade máxima esgotada pra receber pacientes com Covid-19.

As transferências hospitalares de pacientes de municípios menores tem sido uma das principais causas da alta da taxa de ocupação nas principais cidades da região.

Os casos positivos de coronavírus e de internações estão crescendo muito rapidamente. Nas últimas 24 horas foram registradas 12 mortes e mais de 700 novos casos da doença.

Na região de Bauru, 72% dos leitos de UTIs para Covid-19 estão ocupados. Na rede hospitalar de Marília, a ocupação está em 96%.

Em Tupã, cidade que faz parte do Departamento Regional de Saúde de Marília, mais de 50% dos pacientes internados na Santa Casa, que é a referência para o tratamento da Covid-19, são de municípios menores da região.

Segundo a prefeitura, as taxas de ocupação hospitalar mostram que o percentual de pacientes hospitalizados em relação aos 20 leitos destinados aos pacientes de coronavírus é de 85%, com 30% de pacientes de Tupã e 55% de pacientes da região, sendo 3 de Ourinhos, 2 de Queiroz, 2 de Parapuã, 1 de Rinópolis, 1 de Arco-Íris, 1 de Bastos e 1 de Ibirarema.

Ourinhos fica mais de duas horas de distância de Tupã, mas teve que encaminhar os pacientes pra Santa Casa porque está com 100% de ocupação dos leitos UTI na cidade desde o início de dezembro.

Novos leitos

Para desafogar o sistema e evitar uma pane no sistema de saúde, as prefeituras de Marília e Garça definiram a abertura de pelo menos 6 leitos de uti destinados à Covid-19 no Hospital São Lucas, em Garça.

O objetivo com esses novos leitos é tentar desafogar a rede hospitalar de Marília, que até o momento está com mais de 96% de ocupação. A assessoria de imprensa de Garça informou que a implantação desses leitos deve ser feita nos próximos dias e eles serão gerenciados pela CROSS, que é a central reguladora de vagas do estado.

Em todo o centro-oeste paulista são 1.456 mortes por Covid-19 e 90.398 casos positivos da doença.

Ele1 - Criar site de notícias