Quinta, 22 de Outubro de 2020 12:20
18 99746 6403
Saúde Saúde

Começou nesta semana e vai até o dia 30 de outubro as campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação em Parapuã

Os públicos-alvos devem procurar as unidades de saúde de Parapuã até o dia 30 deste mês

07/10/2020 09h28 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira
Começou nesta semana e vai até o dia 30 de outubro as campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação em Parapuã

Iniciou nesta semana e vai até o dia 30 de outubro a campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. Em Parapuã a vigilância epidemiológica, através da enfermeira responsável Cristina Pereira, alerta e pede para que os pais ou responsáveis encaminhe as crianças de 01 a 05 anos até as unidades de saúde para que possam estar tomando a dose contra o vírus.

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Multivacinação

Também a partir desta semana inicia-se a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde de Parapuã para atualizar a caderneta de vacinação.

A Pólio

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Ele1 - Criar site de notícias