Quinta, 22 de Outubro de 2020 12:45
18 99746 6403
Cidades Calooor!

Forte onda de calor eleva as temperaturas e a infestação de pernilongos em Parapuã e região

Previsão até sábado (03) é de temperaturas na casa dos 40ºC.

30/09/2020 08h51 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira
Forte onda de calor eleva as temperaturas e a infestação de pernilongos em Parapuã e região

A Defesa Civil emitiu um alerta para fortes ondas de calor que podem levar a temperaturas acima de 40ºC nos próximos dias em cidades do interior de São Paulo. De acordo com o órgão, a previsão é para quarta-feira (30) até sábado (3).

Em diversos municípios os termômetros devem registrar temperaturas entre 35ºC e 40ºC, como é o caso de Parapuã que terá uma tarde de quarta-feira bem quente e abafada. No período da noite o calor continua com temperaturas chegando na casa dos 32ºC na cidade.

Este período seco e com forte calor traz outro transtorno para os munícipes, os pernilongos. De acordo com especialistas, as altas temperaturas registradas colaboram para o problema, uma vez que os mosquitos se reproduzem mais no calor.

Especialistas no assunto ressaltam que o problema pode ser combatido por ações do poder público e dos próprios moradores. No caso do poder público, pode agir combatendo a proliferação em espaços públicos da cidade, além da aplicação de produtos corretos com determinada frequência.  

Já os moradores devem se certificar de que não estão promovendo ambientes dentro de casa que favoreçam a procriação dos pernilongos, além de aderirem ao uso de grades, telas e manter as portas e janelas fechadas conforme a noite for se aproximando.

Invista em telas

A instalação do material é considerada a melhor opção, segundo os especialistas, pois cria uma barreira que evita o acesso dos mosquitos ao interior da casa. Embora o recurso seja o melhor a ser utilizado, as telas podem deixar o ambiente mais quente e abafado.

Use ar-condicionado e ventilador

Esses aparelhos criam um "muro" que impede o acesso dos mosquitos. Por exigir ambiente fechado, o uso do ar-condicionado também gera uma barreira térmica contra eles. Esse tipo de inseto é pecilotérmico, ou seja, não tem mecanismo interno que regule a temperatura do corpo e, por isso, evita as baixas temperaturas.

Coloque repelente

Os repelentes, que são ligados na tomada, são considerados o método mais eficaz para espantar mosquitos.

Também é possível utilizar os repelentes tópicos para aplicar na pele. Dependendo do produto, podem manter a ação contra os insetos por até dez horas.

Espalhe plantas na casa

Existem quatro tipos de que são popularmente conhecidas que podem colaborar para afastar os mosquitos: citronela, lavanda, gerânio e alecrim. 

Também é sugerido a utilização de óleos aromáticos —de citronela, eucalipto e andiroba— que podem ser espalhados pela casa com um borrifador ou colocados em um dispersor ligado na tomada. Outra alternativa caseira é usar óleos cítricos e também espalhar pela casa.

Para ajudar nestes dias quentes a Defesa Civil emitiu orientações, principalmente para os cuidados com a saúde:

  • Hidrate-se, beba bastante água, refrescos e sucos;
    Prefira ambientes arejados, evitando aglomerações;
    Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol;
    E preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.
Ele1 - Criar site de notícias