Domingo, 25 de Outubro de 2020 19:34
18 99746 6403
Saúde Vacinação

Vigilância Epidemiológica de Parapuã faz apelo para que a população tome a vacina contra a gripe; entenda a importância

Todas as unidades públicas de saúde estão realizando a vacinação no município

24/09/2020 08h37
Por: Redação Guia Online Parapuã - Diogo Oliveira
Vigilância Epidemiológica de Parapuã faz apelo para que a população tome a vacina contra a gripe; entenda a importância

A campanha de vacinação contra a gripe, que anteriormente era destinada apenas a alguns grupos, agora está liberada para todos que queiram se vacinar e que ainda não tenham tomado a dose contra o vírus influenza. Em Parapuã todas as unidades de saúde receberam a dosagem para serem aplicadas nas populações de cada bairro até o dia 30 de outubro, quando termina a vacinação em todo o Estado de São Paulo.

A vacina não protege contra o coronavírus (Sars-CoV-2). Entretanto, ela ajuda a diferenciar o diagnóstico de gripe da Covid-19. Ora, se alguém tomou a dose e ainda assim apresenta sintomas respiratórios suspeitos, provavelmente será por causa de outro vírus, como o Sars-CoV-2.  Este seria um dos principais motivos para que toda a população, que ainda não tenha tomado a dose este ano, procure uma unidade de saúde mais próxima para que seja vacinado, é importante levar a carteirinha de vacinação para que a equipe responsável faça a verificação e registro.

A Enfermeira responsável pelo setor epidemiológico de Parapuã, Cristina Pereira, faz um apelo para que a comunidade entenda a importância de se imunizar do vírus da gripe.

“É uma campanha importante que no início contemplou somente alguns grupos de risco, mas hoje a vacina está em todos os postos de saúde e disponível para todos que quiserem tomar, acima de 06 meses, que ainda não tomaram este ano. Lembrando que é a mesma vacina que estamos em campanha desde o início de 2020”, destacou Cristina. “Estamos enfatizando essa campanha agora no finalzinho porque ela evita a gripe, se protegermos a maioria da população contra o vírus da gripe vai diminuir a procura dos sintomáticos respiratórios, que são os que temos que investigar se é covid-19 ou não. Então tomando a vacina vai melhorar muito nosso trabalho na hora de investigar o vírus da covid”, disse.

Para receber a dose da vacina procure a unidade de saúde mais próxima das 07h ás 11h e das 14h às 16h de segunda à sexta-feira. É obrigatório o uso de máscara e recomendável que leve apenas as pessoas que vão receber a vacina, respeitando o distanciamento social.

Ele1 - Criar site de notícias