Quinta, 09 de Julho de 2020 17:56
18 99746 6403
Cidades Dengue

Parapuã tem 915 casos de dengue em 2020

Vigilância epidemiológica alerta para que os cuidados não sejam deixados de lado

08/06/2020 14h20
Por: Redação Guia Online Parapuã - Kaio Galhardi
Parapuã tem 915 casos de dengue em 2020

Os dias atuais são de extrema preocupação a respeito da covid-19 que vem sendo o principal assunto dos últimos meses em todo o mundo diante dos decorrentes problemas ocasionados pela pandemia. Apesar de todo esforço realizado desde o surgimento da covid-19, a vigilância epidemiológica de Parapuã alerta também para os cuidados com a dengue, que não deixou de ser um problema local, contabilizando números em crescente desde o começo do ano.

Os dados atualizados até o dia 03 de junho mostram que a cidade já apresentou 1091 casos notificados, entre eles 176 negativos e 915 que testaram positivo, mantendo a dengue em estado de alerta em Parapuã. O poder executivo municipal chegou a decretar estado de calamidade pública para adotar medidas drásticas para controlar o avanço dos números, principalmente em proprietários de terrenos abandonados, que além de contribuir para a formação de focos da dengue, traz problemas com insetos peçonhentos como cobras, aranhas e os escorpiões, que se hospedam em lixos e mato alto.

Além dos trabalhos de nebulização e campanhas já realizadas, é necessário que a população se conscientize não deixando os cuidados de lado. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor as principais recomendações é evitar recipientes com água parada além de manter a higienização de bebedouros de animais.

É de extrema importância também procurar uma unidade de saúde ao sentir os sintomas causados pela dengue, como Febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Lembrando que os sintomas também podem se mostrar de maneiras diferentes em determinadas pessoas. As unidades municipais para realizar os diagnósticos são: Centro de Saúde Gilberto Miranda Cabral; ESF 8 de Março; ESF DR. Jader Labegalini Cabral e ESF “Dr. German Alcoba Salgado”.

Ele1 - Criar site de notícias