TOPO
Coronavírus

CORONAVÍRUS: Santa Casa de Parapuã muda atendimento; Visitas estão suspensas

Novo protocolo adotado segue as recomendações do Ministério da Saúde

17/03/2020 17h39Atualizado há 2 semanas
Por: Diogo Oliveira
Fonte: Redação Guia Online Parapuã
Foto: Guia Online Parapuã
Foto: Guia Online Parapuã

 

A Santa Casa de Misericórdia de Parapuã, em razão das novas medidas do Ministério da Saúde para conter a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), mudou o sistema de atendimento aos pacientes na unidade, e aos que estão internado nos leitos.

O novo protocolo foi discutido e adotado em reunião realizada nesta segunda-feira (16) com a equipe de enfermagem, médicos e secretária de Saúde. Na ocasião foram discutidas metodologias cabíveis para a realidade do município, englobando todo o atendimento e setores de saúde pública dentro dos novos parâmetros adotados no Pais para a proteção contra o vírus.

O cancelamento das visitas é uma das novas regras que vão seguir por tempo indeterminado. De acordo com Danieli da Silva, responsável técnica pela Santa Casa, o novo protocolo é justamente para que pessoas externas não levem nenhum tipo de contaminação para os leitos, já que grande parte dos internados na unidade se encaixam na zona de risco por se tratar de idosos. Informações sobre a saúde e andamento de tratamentos dos pacientes internados poderão ser obtidas através dos funcionários e médico de plantão.

Danieli também informou em entrevista ao Guia Online Parapuã que, pacientes que necessitar de acompanhamento, o acesso será autorizado perante indicação médica, e passará a seguir normas de higienização.

A comunidade está sendo orientada a procurar o atendimento hospitalar somente em casos de urgência, já que o local pode oferecer riscos de contaminação por receber diariamente pessoas enfermas. As recomendações do Ministério da Saúde é evitar sair de casa, principalmente em locais públicos onde o fluxo de pessoas oferece grandes riscos em relação ao Coronavírus. Aqueles que forem adentrar na unidade para triagem e atendimento, vão receber máscaras, além de álcool gel já existente na portaria. Todos os funcionários da unidade adotaram o uso de máscaras.

A recomendação é evitar contato com o hospital, procurando as unidades de saúdes existentes pelos bairros. Caso necessite de consulta nas unidades ou no hospital, evitar levar acompanhantes, principalmente idosos e crianças.

Na consulta ao hospital só poderá entrar no interior da unidade o paciente enfermo. A triagem está sendo realizada no hall de entrada pelos profissionais.

A Santa Casa já conta com sala de isolamento com todo suporte de imediato necessário para atender suspeitos da doença. Todos profissionais já estão treinados para lidar com pessoas infectadas ou que estejam no grupo de risco.

Fake News

Até a presente data a cidade não possui nenhum caso suspeito da doença. Todas as medidas adotadas, bem como uso de máscaras, é para proporcionar aos pacientes uma maior segurança.

Mensagens que circularam nas redes sociais sobre casos confirmados na cidade são falsas. Nossa equipe de reportagem está em constante comunicação com autoridades de saúde municipal. Não espalhe notícias de terceiros.

Danieli da Silva (Foto Kaio Galhardi/GuiaParapuã)

 

Ele1 - Criar site de notícias